SINDIPREV/SE PARTICIPA DA 16º CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

Fortalecer o SUS sempre

08/08/2019 09h:05

O debate sobre o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE e a luta pela consolidação do Sistema, sempre foi ponto chave na direção do SINDIPREV/SE que, diante dos ataques constantes, defende o fortalecimento do SUS através de atos políticos, reuniões, fóruns e conferências específicas.

Acontece em Brasília a 16ª Conferência Nacional de Saúde com, aproximadamente, 5 mil pessoas que escrevem mais um capítulo da história da saúde pública brasileira. O relatório final do evento, consolidado de 4 a 7 de agosto, após amplas discussões que percorreram o Brasil em mais de três mil conferências preparatórias, vai nortear as ações do Ministério da Saúde (MS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos anos. A realização do maior evento participativo do país é garantida pela Constituição de 1988.

“Nós somos a favor da luta nas suas diferenças e a contribuição de cada segmento da saúde foi fundamental nesse processo. Estamos construindo coletivamente a garantia do SUS como nós sonhamos”, disse Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável pela organização da 16ª Conferência. Ao todo, 331 propostas oriundas de todos os estados estão sendo consolidadas no relatório final. Além disso, foram aprovadas 57 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde.

O SINDIPREV/SE, representado pelo diretor Wágner Queiróz e Secretário Geral Carlos Augusto, participam deste momento histórico e sensível por que passa o sistema. O relatório final da 16ª Conferência será divulgado ainda este ano, após o trabalho de compilação das propostas feito pela Comissão de Relatoria. A 16ª Conferência trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

O SINDIPREV SERGIPE NÃO FOGE À LUTA!

Gestão 2017/2020  - Coordenador Geral: Joaquim Antonio Souza

Por: Marcos Jefferson (DRT/SE 376)