SINDIPREV SERGIPE APOIA E PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL DO INSS EM SERGIPE

SINDIPREV apoiando a organização e luta

19/08/2019 20h:10

Na última sexta-feira, 16/08, foi realizado na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, o II Seminário do Serviço Social do INSS na Gerência Executiva Aracaju, cujo tema “A seguridade social que temos e que queremos” foi o centro dos debates.

Organizado pela aguerrida equipe do Serviço Social do INSS em Sergipe, o evento se constituiu num importante espaço de reflexão crítica sobre a importância histórica de nossa seguridade social desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, principalmente em relação a proteção social da classe trabalhadora no Brasil. Mais do que isso, debateu-se também os rumos e as novas tendências que se desenham para a seguridade social a parte das ações deletérias e regressivas de direitos do governo Bolsonaro.

Para contribuir com este importante debate foram convidadas as professoras doutoras Ivanete Boschetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nelmires Ferreira, da Universidade Federal de Sergipe. Dentre outras importantes considerações, as expositoras puderam apontar o desmonte das políticas de seguridade social no Brasil, a que interesses este desmonte atende e quais as possíveis saídas para superar os problemas encontrados. O Seminário ofereceu 300 vagas este ano, três vezes mais que a sua primeira edição. As vagas oferecidas foram totalmente preenchidas com duas semanas antes do evento ser realizado.

O Gerente-executivo do INSS em Sergipe, Raimundo Brito, enfatizou a importância do Serviço Social com elo crucial entre o Instituto e as famílias mais carentes. “Nos sentimos na obrigação de apoiar, enquanto gestor, os seminários que visam a melhoria da vida profissional dentro do INSS”, falou Raimundo Brito.

Segundo o diretor do SINDIPREV Sergipe, assistente social do INSS e também um dos organizadores do Evento, Júlio César Lopes, o Seminário vem se constituindo num importante espaço de discussões públicas não só no âmbito do INSS, mas também, no campo acadêmico e na sociedade como um todo, haja vista a participação de representantes de entidades da sociedade civil organizada. ” O Seminário, embora conte com o apoio da gestão local do INSS, não possui um orçamento financeiro próprio para a sua realização. Nesse sentido, sua concretização só é possível por conta de seus apoiadores externos, a exemplo do SINDIPREV SERGIPE. Nossa entidade sindical, desde o primeiro momento, abraçou o Seminário entendendo a sua contribuição estratégica para pensar criticamente os rumos dos direitos sociais destinados à classe trabalhadora no Brasil”, afirmou Júlio Lopes.

O Seminário é, de fato, um importante espaço de pensar crítico para os trabalhadores em Sergipe. É o que pensa o Coordenador Geral do SINDIPREV Sergipe, Joaquim Antônio Ferreira. Para ele” este evento tem a cara e o coração dos assistentes sociais do INSS que, historicamente, possuem um compromisso assumido com a defesa de direitos e a socialização de informações.

Assim, é algo que compulsório o apoio a este Seminário, já que ele dialoga com o que somos e pensamos enquanto instrumento de luta da classe trabalhadora no Brasil e em Sergipe, principalmente em tempos tão tenebrosos quanto o que vivemos hoje. Vida longa ao Seminário do Serviço Social no INSS!”, foi o que desejou o coordenador-geral do SINDIPREV Sergipe.

 

O SINDIPREV SERGIPE NÃO FOGE À LUTA!

Gestão 2017/2020  - Coordenador Geral: Joaquim Antonio Souza

Por: Marcos Jefferson (DRT/SE 376)