O auditório do CIC/ARACAJU ficou pequeno para acomodar os 300 inscritos para o Seminário A aposentadoria que temos e a que queremos, promovido pelo SINDIPREV/SE ocorrido no dia 21, 09h, que trouxe à tona um dos grandes problemas vividos pelos servidores públicos federais: o direito à aposentadoria com uma menor perda salarial e o FUNPRESP, Fundo de pensão estabelecido para os servidores federais.
Com o intuito de dar maior qualidade ao seminário, o SINDIPREV/SE convidou Sandro Cézar, Presidente da CNTSS, Luis Moura, DIEESE/SE, Dr. Luis Fernando e Silva, assessor jurídico dos federais e Cícero Rafael Dias, Diretor de atuária e benefícios do FUNPRESP, que fizeram uma explanação que foi considerada de alto nível, por todos os participantes. A abertura do evento, aconteceu com a formação da mesa composta pelo Coordenador Geral do SINDIPREV/SE, Isac Silveira, Chefe da DICON/SE, Anderson Farias, Gerente do INSS/SE, Leonardo Bittencourt, representante da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, Josejane Araújo, Dr Luis Fernando e Cícero Rafael.
Sob a coordenação do Secretário de Formação Sindical, Júlio César Lopes, o período da manhã teve como palestrantes Dr Luis Fernando Silva que fez o resgate histórico das conquistas dos servidores federais, as perdas constitucionais de cada nova modalidade de aposentadoria e a importância das entidades na reconquista de direitos e orientação jurídica aos filiados e logo em seguida o representante do DIEESE Sergipe, economista Luis Moura, que apresentou um comparativo econômico dos reajustes salariais entre os setores públicos e privados, desde a década de 90. Ao final das explanações, vários servidores fizeram uso da fala para saber o melhor caminho para a aposentadoria e as possibilidades jurídicas para a conquista da paridade.
O período da tarde, coordenada pelo Secretário de Imprensa, Joaquim Antonio, contou com as palestras do representante do FUNPRESP, Cícero Rafael, e Dr. Luis Fernando, assessor jurídico dos federais, que travaram uma discussão profunda sobre o valor real do FUNPRESP. O FUNPRESP, por seu representante, fez a demonstração técnica minuciosa do Fundo de Pensão e a sua importância para o servidor, optante, e a segurança que o modelo oferece. O assessor jurídico dos federais, fez o contraponto e apresentou exemplos de má gestão nos fundos de pensão e a ideia negativa que o governo tentava vender aos servidores federais do mar de rosas e segurança, tendo sido usado, no debate, o caso da PATRONAL e GEAP, que caíram por falta de gestão segura. Após o debate, os servidores concordaram com a fala do assessor jurídico e SINDIPREV/SE de que a luta é para não optar pelo FUNPRESP e pressionar o governo através de mobilizações no sentido de derrubar este modelo de aposentadoria complementar.
O Presidente da CNTSS, Sandro Cézar, falou sobre a organização política da entidade e o processo de mobilização dos federais para uma greve forte no início de 2014, onde o SINDIPREV/SE é uma das principais entidades participantes da luta e mobilização nacional. O Coordenador Geral do SINDIPREV/SE, falou sobre a importância da manutenção da esperança nas conquistas através da organização nos locais de trabalho e mobilização constante e o que o sindicato nunca se furtará da luta e seguirá sempre na busca de melhores dias.
O SINDIPREV/SE apresentou a todos(as) a possibilidade de modalidades de aposentadoria e se dispôs a acompanhar cada caso através do setor jurídico e não mediu esforços para apresentar debatedores de qualidade e uma logística que possibilitou aos filiados a terem as suas refeições no próprio local do evento para que ninguém perdesse um só momento da discussão, comentou o Secretário de Formação Sindical, Júlio Lopes.
Após o encerramento do seminário, vários servidores se dirigiram aos membros do SINDIPREV/SE para cumprimentar pelo nível do debate e pela oportunidade do esclarecimento.
O SINDIPREV/SE não foge à luta!
Por: Joaquim Antonio Ferreira (Secretário de Imprensa do SINDIPREV/SE)