Uma das maiores reclamações dos servidores que trabalham nas PEX em Sergipe, foi fruto de reunião que aconteceu hoje, 22, na gerência do INSS. A reunião, convocada pelo SINDIPREV/SE, contou com a participação do Secretário Geral do sindicato, Joaquim Antonio, e de Formação sindical, Júlio Lopes, dos servidores Alaine Ribeiro (PEX Umbauba), Alexandro Ramos (PEX N Sra das Dores), Diego Rezende (PEX Canindé), Everlan Santos (PEX Poço Redondo), além de Sandro Santana (Benefício), Tatiana Corbal e Erivânia Oliveira (SEAT), José Fausto (Gerente- Substituto) e Raimundo Brito, gerente-utivo do INSS em Aracaju.
O Secretário geral do SINDIPREV/SE, Joaquim Antonio, fez a abertura da reunião apresentando os dados colhidos no Portal do INSS onde várias PEX brasileiras trabalhavam em horários especiais tendo em vista o baixo número de servidores das mesmas e a condição diferenciada em que as mesmas se encontravam. Os dados apresentados, ratificados por informações colhidas no último Workshop promovido pelo INSS em Salvador, foram condições relevantes para que os representantes do INSS em Aracaju ficassem convencidos da necessidade de readequar os horários das PEX sergipanas em conformidade com o artigo 11 da resolução 336 do INSS que garantia o horário de 06 (seis) horas ininterruptas à população, permitindo o restante da jornada para serem cumpridas em expediente interno.
Após a explanação de motivos, a fala foi aberta aos servidores das PEX que fizeram uma série de relatos da situação precária em que se encontram e o desejo de ter o seu pleito atendido em conformidade com as demais PEX brasileiras.
A avaliação do SEAT, através da servidora Tatiana Corbal, também falou favoravelmente ao atendimento do pleito, por entender ser justa, necessária e não desobedecer às normas vigentes.
As únicas condições para se concretizar a reivindicação, seria o cumprimento do atendimento, por parte das PEX, da agenda atual e o compromisso da não alteração do Plano de Ação da GEX/AJU.
O gerente-utivo do INSS, Raimundo Brito, compreendeu os argumentos apresentados pelos servidores e SINDIPREV/SE, não vendo motivos para que a gerência não enviasse a solicitação, da nova situação de jornada de atendimento das PEX sergipanas, ao superintendente do INSS.
O SINDIPREV/SE e servidores das PEX entenderam como positiva a argumentação do SEAT desde que o agendamento do Plano de Ação fosse inserido no horário de atendimento das PEX. A reunião que aconteceu de forma cortês e objetiva definiu o novo horário de trabalho:
Atendimento externo — 08 às 14h
Atendimento interno — 14 às 17h.
O SINDIPREV/SE agradeceu, em nome dos servidores, deixando claro que o pleito para os servidores das PEX é de jornada de 30 horas, conforme Aviso Ministerial, negociado na greve 2015, mas não implementando pelo novo governo.
Por: Secretário Geral do SINDIPREV/SE – Joaquim Antonio Ferreira