NOVA SEDE DO INSS EM ARACAJU É MOTIVO DE REVOLTA E INDIGNAÇÃO

Ontem, 21, 09h, O SINDIPREV SE e ANASPS se reuniram, na nova sede do INSS em Aracaju, com servidores do INSS lotados na Gerência Executiva para discutirem a falta de condições de trabalho na nova sede, localizada na Av Augusto Franco, 2848 B. Ponto Novo, em Aracaju e dar informes das negociações em Brasília do aumento emergencial, Carreira Típica de Estado e cumprimento da Greve.

O novo edifício Sede do INSS em Aracaju, com aspecto de obra inacabada, deixou todos os servidores indignados e revoltados com a falta de zelo devida aos servidores, que justamente precisam cumprir metas e produzir em um local, pelo menos, arejado e propício.
O SINDIPREV, que contratou empresa de Engenharia de Segurança e Trabalho, iniciou a reunião, atavés do coordenador Joaquim Antonio e Secretário Deivid Christian, relatando as falhas iniciais do projeto indentificadas, tecnicamente, sem o devido cumprimento das normas de segurança aos trabalhadores. A ANASPS, sempre parceira das atividades do SINDIPREV, esteve presente apoiando a iniciativa e avaliando negativamente o novo espaço. “Pelo menos um piso deveriam ter colocado aqui, além de exaustores”, comentou Roberto Melo, diretor da ANASPS.

Após as falas das entidades, houve o pronunciamento em massa dos servidores que apontaram para a mesma crítica e erros no local de trabalho pela inobservância das normas técnicas e qualidade de vida no trabalho. Foi unânime as críticas dos servidores, que temem adoencimento e contágio, já que as salas não tem ventilação, janelas e pisos.
Deliberação da reunião:

  • Contratação de uma empresa específica de engenharia em Segurança para fazer um laudo técnico;
  • Protocolcar no INSS laudo e sugestões de mudança na estrutura para minimizar os danos;
  • Abrir prazo para a realização das reformas; e
  • Denunciar ao Ministério Público Federal e do Trabalho, caso não seja cumprida as exigências;

REUNIÃO COM GERENTE-EXECUTIVO DO INSS, RAIMUNDO BRITO

Após a reunião com os servidores, o SINDIPREV, representado pelo Coordenador Geral, Joaquim Antonio, Secretário Geral, Deivid Christian, e diretores Farlei Mota, Laura Menezes e Sandro, além de Roberto Melo, ANASPS, foram recebidos pelo gerente-executivo do INSS em Aracaju, Raimundo Brito, para comunicar a decisão da reunião com servidores, e expressar a indignação dos servidores e entidades com o novo espaço. Na fala das entidades ali representandas, foi fielmente reproduzida a decisão dos servidores sobre a falta de zelo com todos que acessam a gerência para trabalhar.
O SINDIPREV também informou sobre a contratação de uma empresa para expedir um laudo técnico para exigências mínimas de segurança, que não foram observadas no local.
O gerente Raimundo Brito ouviu atentamente, comunicando que todo processo se deu pelo acompanhamento técnico dos engenheiros do INSS em Aracaju, após elaboração do projeto de uma servidora arquiteta do INSS. Segundo Raimundo, não foi a empresa Sales a responsável pelo projeto, mas o próprio INSS através de equipe especializada e que ele, Raimundo, não interviu por desconhecer as normas técnicas e leituras de projeto.
Sobre a ação do SINDIPREV SERGIPE em contratar uma empresa para avaliar e expedir laudo, o gerente disse concordar plenamente e que o gabinete estaria a inteira disposição para fornecer a documentação necessária e intermediar as reformas necessárias que, para ele, são consideradas obrigatórias.
O SINDIPREV já iniciou a negociação com a empresa contratada sobre custos, para que seja viabilizado o mais rápido possível, o laudo.

Por: Marcos Jefferson (DRT/SE 376)

O SINDIPREV SERGIPE NÃO PARA E NÃO FOGE À LUTA

Gestão 2020/2024

Coordenador Geral: Joaquim Antonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *