GOVERNO APRESENTA 1ª PROPOSTA: 7,8% A PARTIR DE 1º DE MARÇO E 43,6% NO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

As entidades classistas do Fonasefe tiveram nesta quinta-feira (16/02) a primeira reunião formal de negociação com o Governo Federal, dentro da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

A reunião, que contou com a presença do SINASEFE, ouviu a devolutiva do Governo Lula ao Ofício protocolado pelo funcionalismo federal em 02/01.

Salários e auxílio alimentação

Os servidores pediram um reajuste salarial emergencial de 26,94%, referente às perdas salariais de 2019 a 2022. O Governo respondeu com uma proposta de 7,8% a partir de 1º de março deste ano.

Outro ponto foi o auxílio alimentação: o aumento oferecido pelo Governo foi de 43,6% (variação do IPCA de 02/2016 a 02/2023), passando dos atuais R$ 458,00 para R$ 658,00.

Itens não remuneratórios

Em relação a questões que não envolvem salários e auxílios, o Governo Federal respondeu como proposta que:

Campanha para 2024

Por fim, na proposta do Governo, consta que até o mês de maio deste ano, a Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho (SEGRT) do MGI, apresentará uma proposta de funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente, bem como um calendário de discussão dos demais itens da pauta de reivindicação contida no Ofício protocolado pelo funcionalismo federal em 02/01.

Baixe aqui o Ofício SEI Nº 4410/2023/MGI visível acima (formato PDF).

Fonte: FONASEFE

Próximos passos

O Fonasefe se reuniu na tarde desta quinta (16/02) e realizou uma live sobre a negociação com o Governo na parte da noite.

Na manhã desta sexta-feira (17/02) o Fórum voltará a se reunir, para encerrar os pontos de pauta iniciados hoje (16/02) e propor ações às bases de cada entidade classista do serviço federal, tornando possível que a continuidade da negociação tenha respaldo e participação dos trabalhadores.

A perspectiva para este momento é que, ainda nesta sexta (17/02), o SINASEFE divulgue, aqui em nosso portal, encaminhamentos para as seções desenvolverem de imediato junto aos filiados do sindicato. Fique atento(a)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *