O 9º Congresso da CNTSS-CUT foi realizado em junho, com o tema “Os desafios da Seguridade Social frente aos avanços da extrema-direita no Brasil e no mundo”. O evento teve como objetivo discutir a conjuntura atual e consolidar estratégias em defesa dos trabalhadores, das políticas públicas e da Seguridade Social.
A base do SINDIPREV-SE está representada na nova diretoria da CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social), com a posse do coordenador Deivid Christian e dos diretores Luciana Fernandes e Jailton França.
Essa representação é fruto da consolidação da atuação nacional do SINDIPREV-SE na defesa dos trabalhadores do Seguro e da Seguridade Social. A entidade tem se destacado pela sua participação ativa em Grupos de Trabalho, Mesas de Negociação e na Direção de entidades nacionais, ampliando sua influência e fortalecendo a luta por direitos, valorização profissional e políticas públicas de qualidade.
Participaram delegadas e delegados eleitos por suas entidades filiadas — sindicatos e federações de todo o Brasil. Na pauta, além da análise de conjuntura, foram debatidos o financiamento sindical, o balanço organizativo do atual mandato (2021–2025), o Plano de Lutas e suas prioridades. O Congresso também elegeu a nova Direção e o Conselho Fiscal para o mandato de 2025 a 2029.
A atual presidenta, Maria Júlia Reis Nogueira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (SINTSPREV-MA), foi reconduzida ao cargo. Para a vice-presidência, foi eleita Miriam Oliveira de Andrade, atual secretária de Formação e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Pará (SINDSAUDE/PA).
Maria Júlia destacou os avanços conquistados no último período, fruto da luta coletiva em defesa dos direitos dos trabalhadores, das políticas públicas e da democracia. Ela conclamou pela unidade e organização dos trabalhadores da Seguridade Social, dos setores da Saúde, Previdência e Assistência Social.
Encontro de Mulheres — Parte do primeiro dia do 9º Congresso foi dedicada ao 5º Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social da CNTSS/CUT, com o tema “As mulheres da Seguridade Social na luta pela valorização salarial e o fim da violência na sociedade e no trabalho”.
Demais atividades do Congresso — A programação seguiu com a abertura oficial e diversas mesas temáticas, contando com a participação de especialistas e lideranças sindicais, como:
- Maria Helena Machado, professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
- Victor Pagani, diretor de Relações Sindicais do DIEESE;
- Cristina Pereira dos Santos, coordenadora da Assessoria de Participação Social do Ministério da Saúde, representando o ministro Alexandre Padilha;
- Valtuir Soares Silveira, sócio-diretor da VSS Assessoria Contábil e Gestão;
- Juvandia Moreira, vice-presidenta da CUT Nacional;
- Fernanda Magano, presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS);
- Mônica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT;
- Eliane Cruz, chefe de Gabinete do Ministério da Saúde;
- Renato Zulato, secretário-geral nacional da CUT.
Também estiveram presentes representantes de entidades internacionais parceiras, como Uni Global e ISP, além de dirigentes da CNTSS envolvidos na organização do evento.
Fonte: CNTSS/CUT

