Há muito é divulgado a crise funcional no serviço público federal tendo em vista o alto percentual de servidores com o tempo e idade para aposentadoria. No âmbito geral, 62% dos servidores já estão aguardando a definição de incorporações de gratificações ou reajustes no salário base para ter o direito de gozar a tão sonhada aposentadoria.
O SINDIPREV/SE vem trabalhando constantemente, juntamente com entidades nacionais, no sentido de negociar e pressionar o governo para garantir o poder de compra dos salários dos aposentados e de todos que já tenham este direito (que no caso em epígrafe é da grande maioria).
No caso do INSS, como a Previdência Social pode dizer que garante a aposentadoria dos trabalhadores se não garante a do seu próprio quadro de pessoal?
No Ministério da Saúde e Trabalho, o governo se nega a conceder reajustes que garantam o poder de compra de todos que pleiteiam a aposentadoria.
Estamos participando de todos os processos de organização da classe trabalhadora e frente de negociações, diretas, com os Ministérios do Governo Dilma.
INSS convoca mais 1500 técnicos do seguro social e 300 peritos
Mil e quinhentas vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social e trezentas para o de Perito Médico Previdenciário foram autorizadas pela Presidência da República no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (2).
Ainda esta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publica a localidade em que os 1500 novos convocados irão trabalhar nas Agências da Previdência Social. Em seguida, será publicada a nomeação destes aprovados no concurso realizado em 2012.
Para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a autorização reflete a disposição constante do governo federal de oferecer melhor atendimento à população.
A previsão de convocação dos 300 peritos médicos é o mês de maio. No momento, o INSS está finalizando a homologação dos aprovados que haviam sido chamados nas vagas anteriores. Após a conclusão deste processo, será publicada a lista com as localidades dos novos convocados, bem como a nomeação destes 300 convocados.
Também em maio, o INSS publica edital para a realização de concurso para Analista do Seguro Social. Serão oferecidas 500 vagas para formados em várias áreas.
Fonte: Ascom/INSS
Joaquim Antonio (Secretário de Imprensa do SINDIPREV/SE)