Escrito por: Sintfesp GO/TO
Foi agendada para a próxima quarta-feira, 14 de agosto, às 15h, no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em Brasília, a reunião com o presidente do órgão, Lindolfo Sales, juntamente com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) e da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (ANASPS), para a apresentação do Modelo de Ação e Planejamento referente às emendas da Resolução do Turno Estendido (264/13).
Entre os dias 16 e 18 de julho, representantes da CNTSS/CUT, que participam dos grupos de trabalho para discussão do Turno Estendido, apresentaram propostas à direção do INSS visando garantir direitos dos trabalhadores em revisão da Resolução 264/13. Os grupos de trabalho foram instituídos em reunião anterior, no dia 12 de julho. Um deles para discutir os parâmetros para dimensionar o trabalho nas APSADJs e o outro para aprimorar a Resolução 264/13.
Com referência ao GT sobre a Resolução, a CNTSS/CUT propôs alterar a lotação de dez para sete servidores nas unidades, medida que ampliaria o número de Agências que poderá aderir ao REAT. Além desta proposta, destacou ser importante não haver critérios para ocupação de cargos de chefia no TE – Turno Estendido, salvo em casos específicos assim como os parâmetros para capacitação em serviço de no mínimo de 20 horas no semestre e a proposta de entrada de cada ciclo em setembro e abril.
Ainda neste grupo, a Confederação fez questão de observar os casos de demandas espontâneas, que atinge até 80% do atendimento diário nas Agências de médio porte. Sobre a discussão ocorrida no grupo sobre a APSADJs, as indicações apresentadas pela Confederação dizem respeito a possíveis divergências que poderão ocorrer tendo em vista os índices recém-criados.
O resultado deste trabalho será apresentado na próxima semana, nesta nova reunião, ao presidente e direção do INSS. A CNTSS/CUT indicou quatro nomes para estarem participando e defendendo as emendas da Resolução 264/13.