(De)Reforma da previdência segue como pauta principal dos trabalhadores

Os servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) filiados ao Sinasefe Sergipe estiveram reunidos em assembleia geral na manhã; de ontem, dia 8, na garagem do IFS Campus Aracaju. Dentro da pauta, a (de)reforma da previdê;ncia foi o assunto principal da assembleia. O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saú;de, Trabalho e Previdê;ncia Social (SINDIPREV-SE), Joaquim Antô;nio Ferreira, e seu diretor, Deivid Christian, foram convidados a falar sobre a previdê;ncia social e o Fundo de Previdê;ncia do Servidor Pú;blico (FUNPRESP).

“Para quem entrou no serviç;o pú;blico até; 2013, eu sugiro que nã;o migre para o Funpresp. Quem entrou depois, nã;o tem muita alternativa, é; avaliar e pensar em como guardar seu dinheiro, seja num investimento no banco, em imó;vel, uma forma que você; considerar que vale a pena”, disse Deivid Christian, diretor do SINDIPREV-SE. “Colocar nosso dinheiro em fundo de pensã;o é; colocar no mercado financeiro. Fazer isso é; uma aposta e acho que ningué;m aqui quer fazer aposta com nossas vidas. Apostar com a aposentadoria é; apostar com as nossas vidas”, disse Dé;bora Lima, coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.

“Eles querem transformar o patrimô;nio dos trabalhadores, que é; o sistema de seguridade social, numa brincadeira para banqueiros e fundos de pensã;o, como foi feito no Chile. O Chile hoje tem uma alta taxa de suicí;dio entre idosos e está; lutando para voltar ao regime de repartiç;ã;o que nó;s temos aqui, esse mesmo que Bolsonaro quer acabar”, disse Joaquim Ferreira, coordenador geral do SINDIPREV-SE.

“Precisamos reagir. Estamos vendo todos indignados, mas é; preciso entrar na luta. Nã;o adianta pensar ‘as centrais de trabalhadores puxam a luta’, ‘os sindicatos puxam a luta. Quem tem que fazer a luta é; cada um de nó;s. Nã;o esperem que trê;s ou quatro do sindicato puxem a luta e ganhem que isso nã;o vai acontecer. Ou todo mundo toma para si essa tarefa ou pode ir para casa e nã;o esperar se aposentar. É; preciso que cada um se some à; luta, à;s atividades, que converse com pai, mã;e, vizinho, que faç;a o trabalho de formiguinha”, disse Guthiê;rre Araú;jo, coordenador geral do Sinasefe Sergipe.

Plena

No pró;ximo dia 14, acontece a 158ª; Plená;ria Nacional do Sinasefe (PLENA). Um dos pontos de pauta desta ediç;ã;o é; a realizaç;ã;o ou nã;o do 33º; Congresso do Sinasefe (CONSINASEFE), que deve acontecer no final de maio, em Goiâ;nia.

Devido à; atual conjuntura e à; possibilidade do fim da contribuiç;ã;o com dé;bito em folha, muitos estã;o preocupados com as dificuldades financeiras que podem aparecer. Por isso, os Estados estã;o discutindo em suas bases para definir se apoiam a realizaç;ã;o ou nã;o do congresso.

Sergipe decidiu pela manutenç;ã;o do congresso, mas autoriza os delegados que irã;o para a PLENA a mudarem o voto, a depender das argumentaç;õ;es apresentadas. Representando a direç;ã;o do Sinasefe Sergipe, vai o coordenador geral Guthiê;rre Araú;jo; representando a base, Adriana Araú;jo, servidora do IFS Campus Estâ;ncia e coordenadora de Administraç;ã;o e Finanç;as do Sinasefe Sergipe.

Unimed

Os servidores Anderson Dantas e Jailson Cardozo vã;o compor a comissã;o de negociaç;ã;o da Unimed deste ano, junto com a coordenadora de Formaç;ã;o Polí;tica do Sinasefe Sergipe, Ana Paula Leite. A ideia é; iniciar as negociaç;õ;es antes do reajuste, que acontece em julho, para evitar valores exorbitantes e retroativo.

Fonte: SINASEFE SERGIPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *