O SINDIPREV/SE enviou os diretores Fernando Jose (SRTE), Adailson Silva (SRTE), Luiz Carlos Vilar (MS), Augusto Santana (MS) e Joaquim Antonio (INSS) para participarem da Plenária Nacional dos Federais da CNTSS que aconteceu em Brasília hoje, 28. A Plenária, convocada pela CNTSS, também contou com as presenças dos estados de GO, MS, SP, MA, PB, DF e PE com o objetivo de avaliar os turnos estendidos nas APS do INSS, além de debater a GEAP, CAMPANHA UNIFICADA DOS FEDERAIS e a assinatura da Minuta pela CNTSS com o Ministério da Saúde debatida na Mesa Setorial.A Plenária, que teve início às 10h, fez toda a discussão da problemática gerada nas APS não contempladas pelos turnos estendidos e a necessidade de haver um debate mais aprofundado com o INSS para sanar estes problemas. Após os informes e avaliações, os estados ficaram de enviar, por escrito, os problemas e propostas de encaminhamentos até o dia 15 de março para serem discutidas em reunião com o INSS.
O turno da tarde foi marcado pela apresentação das Tabelas Salariais que serão assinadas entre as entidades e o Ministério da Saúde no dia 1 de março. Os técnicos do DIEESE Marx e Cloves, responsáveis pelos estudos e confecção da proposta, fizeram toda a exposição dos motivos e valores construídos entre a CNTSS e Ministério da Saúde. Para a assinatura da Minuta, a CNTSS convidou o Diretor Luiz Carlos Vilar e Sandro Cézar que pertencem à mesa Setorial da Saúde, desde a sua formação, para finalizarem este primeiro passo.
Para Luiz Carlos Vilar, a proposta de reajuste das tabelas propõe a isonomia salarial entre o Seguro e Seguridade Social. “Foi uma grande vitória para os servidores do Ministério da Saúde na mesa setorial, por permitir a extensão, desta negociação, aos servidores do MTE ”, afirmou Luiz Vilar.
Outro ponto importante, foi a discussão da inclusão de servidores da SRTE nos debates da CNTSS nas Mesas Setoriais da categoria ou Grupos de Trabalho.
Os diretores Fernando José e Adailson, fizeram a discussão no sentido da CNTSS ceder uma vaga na Coordenação dos Federais para servidor da SRTE devidamente qualificado.