Nos últimos dias, um importante debate viralizou nas redes sociais: o fim da escala de trabalho 6×1, muito comum no comércio, indústria e em vários setores produtivos da nossa economia, onde o trabalhador trabalha seis dias na semana e folga apenas um.
O Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), criado inicialmente no Tik Tok por Rick Azevedo, ex-balconista de farmácia e hoje vereador recém-eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro, tem sido um dos grandes impulsionadores dessa discussão.
A luta contra a escala 6×1 ganhou ainda mais força com a proposição de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), que propõe limitar a jornada de trabalho para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias na semana. Nesta quarta-feira, dia 13, a proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais recebeu o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados.
A qualidade de vida no trabalho é essencial para garantir uma vida saudável para milhares de famílias que não possuem acesso ao estudo, lazer e outros benefícios que podem ser alcançados com o fim desta desumana jornada.
A adoção de jornadas mais curtas pode resultar em:
- Melhoria na Saúde Mental: Redução do estresse e aumento do bem-estar psicológico.
- Aumento da Produtividade: Trabalhadores descansados tendem a ser mais eficientes.
- Maior Satisfação no Trabalho: O equilíbrio entre vida profissional e pessoal eleva a motivação.
O SINDIPREV SERGIPE se soma à luta de milhares de trabalhadores que buscam uma vida além do trabalho.
Por: Ulisses Freitas (DRT/SE 570)
O SINDIPREV SERGIPE NÃO PARA E NÃO FOGE À LUTA
Gestão: 2024/28
Coordenador Geral: Deivid Christian