A pressão nacional das entidades, promoveu o recuo do Ministério do Planejamento sobre a retirada da VPNI dos servidores do ex-IAPAS do INSS. O SINDIPREV/SE enviou o Secretário Geral, Joaquim Antonio, no dia 17 para para participar da Plenária da CNTSS e reunião no INSS sobre a ilegalidade na retirada da VPNI dos servidores do INSS, ex-IAPS, e a forma abrupta em que foi conduzido o processo. Na reunião com a Gestão de Pessoas em Brasília, foi observada a falta de esclarecimento sobre o porque da retirada da VPNI e sobre o retorno da rubrica aos contracheques.
O SINDIPREV/SE, já em processo de recolhimento de Procurações para ingressar com Mandato de Segurança, foi comunicado da nota de esclarecimento emitida pelo MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO reconhecendo o erro. Leiam a nota:
Conforme mensagem abaixo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ocorreu um erro no processamento da folha de pagamento do mês de Março de 2014, que provocou a exclusão de rubricas VPNI 82289 e subsídio. Sendo assim, a Unidade de Pagamento Centralizadora emitiu folha suplementar visando restabelecer as citadas rubricas e os valores serão disponibilizados na mesma data de crédito da folha normal. Ressaltamos que, os valores pagos referente a rubrica 82289 serão os mesmos pagos na folha de Fev/2014.