Tendo como base servidores do INSS, diariamente, diversos filiados têm procurado o SINDIPREV para orientações previdenciárias, tanto do servidor que contribuiu pelo RGPS, ou para filhos, netos e agregados que necessitam de informações para acessar ao direito por benefícios previdenciário.
Pensando nisso, o SINDIPREV concluiu convênio com o PEP – Programa de Educação Previdenciária através de parceria com a gerência executiva do INSS em Aracaju, tendo com objetivos orientar o máximo de pessoas possíveis.
O atendimento será realizado às segundas, no horário de 08 às 12h, pelo servidor do INSS Márcio Cardoso Lima – Assessor Técnico Especializado da Coordenação de Gestão de Pessoas – COGP/SRNE, com vasta experiência nas relações com entidades, associações, movimento populares e instituições que buscam o esclarecimento e compartilhamento das orientações previdenciárias.

A gerente-executiva do INSS em Aracaju, Ana Márcia Fassbender, apoio a ação do SINDIPREV justamente por buscar o compartilhamento das informações previdenciárias ao máximo de pessoas possíveis.
O atendimento PEP, será realizado a partir do dia 26 de maio, no horário de 08 às 11 na sede do SINDIPREV SERGIPE, após agendamento prévio pelo filiado.
É mais uma ação importante realizada pela coordenação do SINDIPREV, buscando ampliar os convênios e ações.
O QUE É O PEP
O Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo INSS, é um programa que completou 23 anos, sendo considerado um dos instrumentos mais importantes na inclusão do tema Previdência Social na vida dos cidadãos de todos os segmentos sociais.
O objetivo do programa é disseminar o conhecimento previdenciário, através de informações de qualidade e, para tanto, promove ações educacionais com o propósito de conscientizar e informar a sociedade sobre seus direitos e deveres através e uma linguagem simples. A ideia surgiu após pesquisas apontarem que seis em cada dez trabalhadores não estavam inseridos no sistema previdenciário por não conhecerem seus direitos.
Este é o único serviço previdenciário prestado fora das dependências do INSS. As equipes do PEP, formadas por educadores previdenciários, se deslocam e vão ao encontro da população em espaços sociais como sindicatos, associações de bairros, escolas públicas e privadas, empresas, faculdades, feiras, exposições, dentre outros. Nessas oportunidades os educadores ministram palestras, organizam oficinas e debates, ensinam sobre o uso do aplicativo Meu INSS, esclarecem, tiram dúvidas e, a depender do espaço, conseguem fazer demonstrações e simulação de benefícios.
São servidores que se dedicam com objetivo de levar o tema Previdência Social de forma acessível para jovens potenciais contribuintes, trabalhadores que interromperam suas contribuições como forma de resgatar a qualidade de segurado, dentre outras situações. Além de levar informações previdenciárias, também esclarecem sobre benefícios assistenciais, com destaque para as duas categorias de BPC/Loas.
Há equipes do PEP espalhadas por todo o país, elas contam com a participação de servidores preparados e atualizados com a legislação previdenciária para orientar corretamente a população, fazendo um trabalho preventivo, estimulando que os cidadãos estejam inseridos no sistema previdenciário, assegurando seus direitos e evitando que estejam desamparados em momentos de doença ou outras fragilidades.
O programa atende também em ambiente virtual através da Escola Virtual do PEP onde são ministrados cursos de educação a distância para servidores, sociedade em geral ou para grupos definidos de trabalhadores mediante demandas de entidades parceiras.
Em comemoração aos 100 anos da Previdência Social, em 2023, o Programa de Educação Previdenciária (PEP) executou ações e eventos pelo Brasil para conscientizar a população e mostrar a importância de ter seus direitos previdenciários assegurados.
Por: Ulisses Freitas (DRT/SE 570)
O SINDIPREV SERGIPE NÃO PARA E NÃO FOGE À LUTA
Gestão: 2024/28
Coordenador Geral: Deivid Christian