SINDIPREV-SE COBRA PROVIDÊNCIAS DA GESTÃO EM RELAÇÃO A PROBLEMAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO INSS

Na manha desta terça-feira (16/02) o SINDIPREV-SE esteve reunido com o Gerente do INSS em Aracaju, Antônio Roberto Melo, na sede da GEX Aracaju, a fim de tratar de temas emergenciais. Na ocasião, o sindicato foi representado pelo Coordenador Geral, Isac Silveira e pelo Secretário de Formação Política e Sindical, Júlio César Lopes. A gestão também foi representada pelo Chefe da Seção de Logística, Fausto de Carvalho e pela Responsável Técnica do Serviço Social, Evelyn Nunes.

Os representantes do SINDIPREV-SE trouxeram três pautas emergenciais: 1 – A falta de condições de trabalho na APS Siqueira Campos 2 – As remoções no âmbito da Gerência e 3 – A reposição das atividades por força da greve.

1 – APS SIQUEIRA CAMPOS

width=538

A reunião foi iniciada com a cobrança dos dirigentes do SINDIPREV-SE acerca das condições de trabalho da APS Siqueira Campos, em particular, nas salas onde estão localizados o Serviço Social e a Reabilitação Profissional. Isac Silveira manifestou preocupação em relação ao recorrente problema do ar condicionado neste setor, já que há semanas os trabalhadores e trabalhadoras destes setores estão atuando em condições precárias e improvisadas, sendo que a gestão havia apresentado um prazo de 30 dias para resolver o problema e o prazo está acabando sem uma solução concreta. O diretor Júlio Lopes, que também é servidor da APS Siqueira Campos, complementou a reivindicação sindical afirmando que, além da falta de condições técnicas e éticas de trabalho para estes servidores, tem sido bastante constrangedor para eles atender os segurados em salas que mais parecem saunas, onde o suor de profissionais e usuários cai do rosto durante o atendimento. Sobre este assunto, tanto o Gerente do INSS, Roberto Melo, quanto o Chefe da Logística, Fausto Carvalho, explicaram os contratempos ocorridos nas últimas semanas com as empresas que prestam serviço à Gerência do INSS em Aracaju e que tudo isto fez alterar os planos iniciais. Revelaram ainda que, infelizmente, os prognósticos não são positivos e que estimam cerca de 90 dias, no mínimo, para resolver os problemas com a instalação dos novos aparelhos de ar condicionado na APS Siqueira Campos. Diante da situação, foi definido que os trabalhadores dos setores atingidos (principalmente da Reabilitação Profissional) deverão ser deslocados temporariamente para outro local que reúna as condições técnicas necessárias para esta situação emergencial e que, tão logo o problema na APS seja sanado, os trabalhadores voltarão para o Siqueira Campos. Antes de definir o local de atuação temporária destes servidores, será feita uma reunião e análise do local com participação da Responsável Técnica da Reabilitação Profissional, Talita Dantas.

2 – REMOÇÕES NO ÂMBITO DA GEX ARACAJU

Com a recente publicação da Portaria nº 53/Pres/INSS, de 14 de janeiro de 2016, que define os procedimentos para remoção interna no INSS, no âmbito das próprias Gerências, foi analisado pelos dirigentes do SINDIPREV-SE que urge uma nova postura da administração pública. O diretor Júlio Lopes ressaltou que, numa conjuntura de gestões democráticas, o que se espera é o máximo de possibilidades iguais em oportunidades, transparência e publicidade dos atos. Mencionou ainda a angústia, ansiedade e sofrimento de todos os servidores que têm interesse de ser removidos para locais mais próximos à capital, mas, que se sentem à margem deste processo, o que ocorreu no último concurso nacional de remoções. Júlio César mencionou que, com razão, os servidores reclamam: entendemos o desejo de uma parte dos servidores de poder estar trabalhando na capital ou mais próximo a ela e compreendemos que o problema não está na negativa da remoção, mas sim, na igualdade de condições de ocupar estas vagas, já que, frequentemente, recebemos reclamações de que servidores atuam em agências sem ser removidos ou que as remoções deixaram de contemplar critérios mais claros e transparentes, registrou o diretor.

Reunidos gestores da GEX Aracaju e dirigentes do SINDIPREV-SE para resolver problemas emergenciais

Pensando nisso, os diretores do SINDIPREV-SE propuseram ao Gerente do INSS SERGIPE, Roberto Melo, que fosse criado, no âmbito da GEX/AJU, um Comitê ou Grupo que pudesse reunir servidores, gestores e dirigentes sindicais para estabelecer critérios mais claros e transparentes, visando reduzir a insatisfação de parte dos servidores em relação à forma de se realizar remoção de servidores no INSS. Roberto Melo mostrou-se receptivo à proposta dos diretores e regstrou que, mesmo que tais remoções apresentam como impecílio o critério da Equipe Ideal (número mínimo de servidores previstos para uma APS), a proposta poderá ser implementada no âmbito da GEX Aracaju, ficando de analisar a proposta. Os diretores do SINDIPREV-SE, desde já, colocaram-se à disposição para contribuir com esta construção coletiva.

3 – REPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DE GREVE

Sobre esta última pauta, o Coordenador Geral do SINDIPREV-SE, Isac Silveira, afirmou que ainda espera um retorno da gestão nacional do INSS acerca das demandas que foram levadas pelas lideranças sindicais em audiência com a presidente do INSS, Elisete Berchiol, ainda neste mês de fevereiro, na qual o mesmo esteve presente. Contudo, a princípio, houve alguns avanços em relação às atividades da linha meio, tendo necessidade de realizar uma reunião entre o Sindicato, os servidores da Gerência utiva e a gestão, muito provavelmente na próxima quarta-feira, 17/02. Sobre as atividades nas APS (atividades fins), ainda persistem as dúvidas, mas, espera-se que a gestão nacional do INSS possa implementar o pensamento que as entidades defenderam coletivamente na audiência com a presidência do órgão, onde as atividades de reposição da greve possam ser pagas por APS, e não individualmente por servidor. Desta forma, Isac Silveira, as atividades, em pouco mais de um mês, poderão ser concluídas na maior parte das APS em Sergipe.

A reunião foi concluída com o comprometimento dos gestores em superar os problemas apontados o quanto antes, possibilitando com que o trabalho possa ser realizado sem interrupções, sem prejuízo aos trabalhadores nem aos segurados e demais usuários do INSS.

ASCOM – SINDIPREV/SE(Secretaria de Imprensa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *