SINDIPREV/SE PARTICIPA DA 16º CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

O debate sobre o SISTEMA Ú;NICO DE SAÚ;DE e a luta pela consolidaç;ã;o do Sistema, sempre foi ponto chave na direç;ã;o do SINDIPREV/SE que, diante dos ataques constantes, defende o fortalecimento do SUS atravé;s de atos polí;ticos, reuniõ;es, fó;runs e conferê;ncias especí;ficas.

Acontece em Brasí;lia a 16ª; Conferê;ncia Nacional de Saú;de com, aproximadamente, 5 mil pessoas que escrevem mais um capí;tulo da histó;ria da saú;de pú;blica brasileira. O relató;rio final do evento, consolidado de 4 a 7 de agosto, apó;s amplas discussõ;es que percorreram o Brasil em mais de trê;s mil conferê;ncias preparató;rias, vai nortear as aç;õ;es do Ministé;rio da Saú;de (MS) para o Sistema Ú;nico de Saú;de (SUS) pelos pró;ximos anos. A realizaç;ã;o do maior evento participativo do paí;s é; garantida pela Constituiç;ã;o de 1988.

“Nó;s somos a favor da luta nas suas diferenç;as e a contribuiç;ã;o de cada segmento da saú;de foi fundamental nesse processo. Estamos construindo coletivamente a garantia do SUS como nó;s sonhamos”, disse Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saú;de (CNS), ó;rgã;o responsá;vel pela organizaç;ã;o da 16ª; Conferê;ncia. Ao todo, 331 propostas oriundas de todos os estados estã;o sendo consolidadas no relató;rio final. Alé;m disso, foram aprovadas 57 moç;õ;es que marcaram o posicionamento do evento em relaç;ã;o a diversos temas ligados à; saú;de.

O SINDIPREV/SE, representado pelo diretor Wá;gner Queiró;z e Secretá;rio Geral Carlos Augusto, participam deste momento histó;rico e sensí;vel por que passa o sistema. O relató;rio final da 16ª; Conferê;ncia será; divulgado ainda este ano, apó;s o trabalho de compilaç;ã;o das propostas feito pela Comissã;o de Relatoria. A 16ª; Conferê;ncia trouxe o tema Democracia e Saú;de, trabalhando trê;s eixos: Saú;de como Direito, Consolidaç;ã;o do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

O SINDIPREV SERGIPE NÃ;O FOGE À; LUTA!

Gestã;o 2017/2020 ; – ;Coordenador Geral: Joaquim Antonio Souza

Por: Marcos Jefferson (DRT/SE 376)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *