Na última sexta-feira, 11 de julho de 2025, às 10h, o SINDIPREV Sergipe esteve presente em uma reunião virtual convocada pela direção da CNTSS. O encontro reuniu representantes do núcleo do serviço público para debater pautas urgentes e estratégicas, com destaque para:
- A participação da CNTSS/CUT no Grupo de Trabalho das “Três Esferas” da CUT;
- A organização da resistência frente à Reforma Administrativa proposta pelo Governo Federal.
🔍 O foco da reunião foi o enfrentamento à Reforma Administrativa, que avança em tramitação no Grupo de Trabalho criado na Câmara dos Deputados e tem previsão de entrega de relatório no dia 15 de agosto. Os participantes alertaram sobre os diversos retrocessos presentes na proposta, especialmente:
- A ausência de diálogo com representantes sindicais dos servidores públicos;
- A ameaça à estabilidade dos trabalhadores, com a implementação de avaliações que podem levar à demissão por “insuficiência de desempenho”;
- A ampliação da terceirização e contratação de servidores temporários sob regime da CLT, o que representa o fim definitivo do Regime Jurídico Único (RJU).
🚨 Também foi enfatizada a necessidade de derrubada da PEC 66, que propõe:
- A retirada do prazo para pagamento de precatórios de ações judiciais definitivas envolvendo servidores públicos;
- O aumento da alíquota da previdência para 14% a todos os servidores;
- A elevação da idade mínima para aposentadoria das mulheres.
Frente a esses ataques articulados no Congresso Nacional, foi reforçada a importância da mobilização dos sindicatos e suas bases para conter os retrocessos e garantir os direitos históricos da categoria.
🗓️ Como encaminhamento, ficou definido que os membros da direção que se voluntariarem integrarão o Grupo de Trabalho das “Três Esferas” da CUT, que discute a Reforma Administrativa e a regulamentação da Convenção 151 da OIT. Uma nova reunião será convocada após a apresentação oficial do relatório do GT do Congresso, com o objetivo de definir estratégias de luta.
👥 Representaram o SINDIPREV Sergipe na reunião o coordenador geral Deivid Christian e a diretora Luciana Fernandes, ambos eleitos diretores da CNTSS durante o 9º Congresso da Confederação e que tomarão posse em agosto. O diretor Jailton França também compõe a atual direção da CNTSS.
O SINDIPREV SERGIPE NÃO PARA E NÃO FOGE À LUTA
Gestão: 2024/28
Coordenador Geral: Deivid Christian