SINDIPREV SERGIPE REAGE A PORTARIA DO INSS E SOLICITA MEDIDAS JURÍDICAS CONTRA PGD E METAS ABUSIVAS

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social de Sergipe (SINDIPREV-SE) mobilizou-se nacionalmente contra o que classifica como um dos maiores ataques ao serviço social no país. A iniciativa foi tomada após reunião com profissionais da área em Sergipe, que manifestaram preocupação com o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) e metas consideradas abusivas, apontadas como causadoras de adoecimento por assédio institucional.

Diante da crescente denúncia de assédio institucional no serviço público, especialmente no âmbito da seguridade social, torna-se evidente que o problema ultrapassa fronteiras regionais e exige respostas articuladas em nível nacional.

Nesse contexto, cabe às entidades nacionais representativas, como a CNTSS e a FENASPS, a responsabilidade de liderar o encaminhamento de ações jurídicas, administrativas e políticas que possam ser replicadas e fortalecidas nos estados. A centralização da estratégia é essencial para garantir coerência, respaldo institucional e força coletiva na defesa dos direitos dos servidores.

Em resposta às demandas da categoria, o coordenador do SINDIPREV-SE e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Deivid Christian, solicitou e foi atendido no envio do Ofício nº 056/25 à Diretora de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão – INSS. O documento, solicita uma reunião urgente e a suspensão imediata da Portaria DIRBEN/INSS nº 1.304, publicada em 8 de setembro de 2025. A medida, segundo o sindicato, cobra diálogo efetivo com as entidades representativas sobre os processos de trabalho nos serviços previdenciários, conforme previsto no Acordo de Greve nº 01/2022.

📎 Leia o ofício completo da CNTSS para mais detalhes sobre a solicitação e os encaminhamentos propostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *