SINDIPREV/SE SE REÚNE COM SUPERINTENDENTE DA REGIÃO NORDESTE E GERENTE UTIVO PARA DISCUTIR PENDÊNCIAS EM SERGIPE

O SINDIPREV/SE, representado pelo Coordenador Geral, Isac Silveira, e Secretário Geral, Joaquim Antonio, esteve reunido com o superintendente da região Nordeste, Rolnei Tosi, e o gerente-utivo, Roberto Melo, para tratar da reposição das atividades do período da greve e alguns pontos considerados urgentes, como a falta de estrutura física de algumas APS e a necessidade da “instalação” de, pelo menos, mais uma APS na Grande Aracaju. A reunião, que aconteceu na sala de reunião da GEX-AJU, 15h foi pautada na necessidade de melhoria da qualidade de vida para o servidor, impactando na melhoria de atendimento ao segurado do INSS. Conheça alguns pontos:

REPOSIÇÃO DOS DIAS EM GREVE

O Coordenador Isac Silveira falou da falta de definição do INSS quanto à forma da reposição, estabelecendo apenas que os servidores as 03 (três) formas de fazê-las, sendo: por atividades por horas e por desconto financeiro.

O Coordenador Isac falou que as entidades nacionais fecharam acordo com o INSS em fazer a reposição das atividades de uma forma que restabelecesse o índice anterior ao movimento paredista, mas que isto não ficou claro nas ações administrativas do INSS. O gerente-utivo do INSS, Roberto Melo, afirmou que o “Plano de Reposição das Atividades” estava sendo realizado de forma democrática com a participação dos gerentes das APS de acordo com a dificuldade de cada local.

O SINDIPREV/SE falou que, após a assembleia do INSS, os servidores apontaram que vários serviços realizados na APS não estavam sendo relacionados no pagamento das horas como, por exemplo, Recurso e MOBI, entendendo, o SINDIPREV/SE, que todos os serviços relacionados nas APS deveriam servir para o pagamento das horas, não penalizando os servidores de concessão e habilitação de benefícios. Após a discussão do tema, o gerente do INSS informou que, no plano de Ação de Sergipe, todos os serviços estariam sendo “contabilizados” para o pagamento das horas, dentro do item “outros serviços”.

Após a exposição, o SINDIPREV/SE entendeu que este ponto contemplaria a coletividade das APS e que o aval deveria ser dado pelo superintendente Rolnei, abrangendo todos os serviços realizados nas Agências, desde cadastro no SIPPS a concessão de Benefícios.

O secretário geral, Joaquim Antonio, abriu a discussão na reposição da greve da atividade meio, já que o INSS não havia definido os critérios e serviços para o pagamento da greve. O INSS, através do gerente utivo, disse que vários serviços já estavam sendo propostos para os servidores da atividade meio que iriam, também, incluir SIPPS, andamentos de processo, etc.

Ao final do debate, o SINDIPREV/SE e INSS, afirmaram manter a discussão permanente para finalização deste processo de reposição com a participação dos servidores, em assembleia, e Comando de Greve.

FALTA DE ESTRUTURA DAS APS EM SERGIPE

O SINDIPRE/SE, através do seu Coordenador, Isac Silveira, relacionou as APS IVO DO PRADO, SIQUEIRA CAMPOS, ESTÂNCIA, ITABAIANA e NEÓPOLIS como as de maior problema em Sergipe e que o sindicato já havia apresentando os laudos técnicos, realizados por engenheiros de segurança, da necessidade de obras urgentes. O superintendente falou do corte de gastos no INSS e a dificuldade em fazer reformas e que Brasília havia priorizado os términos das obras pendentes, mas que repassaria as informações urgentes em Sergipe.

O secretário geral, Joaquim Antonio, solicitou ao superintendente a instalação de, no mínimo, mais 01 (uma) APS na Grande Aracaju, tendo em vista a sobrecarga no atendimento das APS SIQUEIRA e IVO DO PRADO, já que esta mantém a mesma lotação de 1998, mas com uma demanda crescente causando adoecimentos aos servidores. O SINDIPREV/SE rechaçou a construção de uma APS de pequeno porte no município de Nossa Senhora do Socorro, devido a alta demanda aos servidores que ali iriam ser lotados. O gerente-utivo do INSS, Roberto Melo, concordou com os argumentos do SINDIPREV/SE e enfatizou a necessidade da ampliação das APS da grande Aracaju.

O superintende do INSS, Rolnei Tosi, após ouvir atentamente as reivindicações, falou que informará a sua equipe a problemática dos locais de trabalho sergipanas e que compreende a necessidade da ampliação das APS em Aracaju, sendo reivindicações, do SINDIPREV/SE, exclusivamente em favor dos servidores do INSS.

O SINDIPREV/SE estará agendando visitas aos locais de trabalho para continuar a mobilização e informes.

Por: Joaquim F de Souza (Secretário geral do SINDIPRE/SE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *