onzagão, espaço do Augusto Franco, sete de julho 2017. Do lado de fora ouvia-se o forró sergipano. Por dentro, quatro mil pessoas, entre filiados ao sindicato e convidados se fizeram quadriculados e dançantes na Confraternização Junina com aniversário de 28 anos do Sindiprev.
Com os acordes das diferentes vertentes do forró, a nova gestão do Sindiprev “Na luta e na resistência” assumiu seus compromissos políticos de luta com a categoria. “A gestão vem continuar o trabalho de luta anterior, mas também endossar que precisamos ampliar para além da nossa categoria se quisermos derrubar Michel Temer e evitar as perdas de direitos, como os trabalhistas e previdenciários, e essa pauta por Nenhum direito a menos tem que também pautar as eleições gerais e diretas” afirmou Joaquim Antônio, coordenador geral do sindicato que foi seguido por entoantes gritos da plateia por “Fora Temer”. Além dos pontos nacionais, Joaquim, endossou “que será uma marca dessa gestão unir a luta política e o compromisso com a cultura popular sergipana”. O diretor do sindicato e atual vereador Isaac Silveira marcou presença afirmando que “a categoria deu um passo crucial para a melhoria de condições de vida e de trabalho ao pautar um vereador. Se o posto de saúde não funciona, como sindicalistas, temos que lutar por políticas públicas e melhoria nas condições de vida dos mais pobres”.
A confraternização foi um exemplo da nova política do Sindiprev, que começou com o “Saúdencanto”,o coral do sindicato organizado pelo maestro Jairo melo, que emocionou todo o público. Além do grupo de dança do sindicato que deu os passos no ritmo do forró tradicional com uma protagonismo feminino forte. Mas a noite foi banhada com a diversidade das linguagens do forró. Luís Fontenele, natural de Porto da Folha, que comandou um forró puxado para o MPB. Logo após, foi a família Tatua-o mensageiro do Forró, natural de São Domingos, tocando um forró enlaçado aos aboios e vaquejadas dos interiores. E para fechar marcando os corações, a ex-vocalista da banda Magnifícos, Luciane Melo encantou as paixões com um forró das antigas e inesquecível.
Por Vinícius Oliveira, fotojornalista.