Redução drástica no quadro de funcionários, sistema lento, sofrimento em escalas imensas. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela distribuição de renda a 37 milhões de brasileiros e vive há alguns anos a pior crise da sua história. Como chegamos a esta situação?
O documentário “Nosso INSS”, realização da Repórter Brasil com distribuição do UOL, reúne entrevistas com especialistas, beneficiários e o presidente do órgão para investigar os motivos do atual quadro – e os possíveis caminhos de saída dele.
A FENASPS participou do documentário, enviando fotos e vídeos do movimento grevista ocorrido no INSS entre março e maio de 2022, e contextualizou as informações sobre as reivindicações dos servidores e servidoras da autarquia.
Além disso, o diretor da federação, Cristiano Machado, concedeu uma entrevista aos documentaristas, denunciando o sistema tecnológico precário e defasado, as péssimas condições de trabalho, sobrecarga dos servidores, o adoecimento da categoria e como tudo isso tem impactado na qualidade do serviço prestado.
Assista à íntegra do documentário no reprodutor de vídeos abaixo (ou clique nos links: aqui ou aqui):
Fonte: FENASPS