SINDIPREV/SE COBRA MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DAS UNIDADES DO INSS EM SERGIPE

Nos últimos 10(dez) dias os/as servidores/as do INSS em Sergipe vêm sofrendo com a falta de condições higiênicas nos locais de trabalho, fruto da péssima relação administrativa existente entre a empresa que fornece materiais de limpeza e pessoal prestador de serviços de higienização nas unidades de atendimento e gestão do INSS em Sergipe. A falta de condições de trabalho é um dos fatores preponderantes para que os servidores do INSS não tenham a manutenção dos turnos estendidos nas APS e a condição mínima de trabalho na atividade meio, tão prejudicada pela falta de higiene em todos os locais em que os nossos trabalhadores vêm atuando.

Na última reunião de direção do SINDIPREV/SE, em 10/08, os diretores que trabalham no INSS fizeram uma exposição de motivos que deixou indignada toda a direção pelo descaso administrativo por que passam estes servidores que tanto sofrem com as pressões diárias por batimentos de metas, causando, inclusive, certa instabilidade emocional e psicológica, em locais que estão sendo considerados como imundos e extremamente insalubres, e sem que se haja uma perspectiva de melhorias imediatas por parte da gestão local do INSS.

Mediante os diversos transtornos causados por este fato e pelas várias reivindicações dos servidores, a direção do SINDIPREV/SE esteve reunida com o gerente-utivo do INSS em Aracaju, Leonardo Bittencourt, para expor toda a falta de condições de trabalho nas dependências do INSS, principalmente nas unidades de atendimento, onde o caos encontrado é ainda maior. Segundo o levantamento feito pelo SINDIPREV/SE, os servidores e segurados estão passando por humilhações pela falta de limpeza nas dependências dos prédios, principalmente nos banheiros, pela falta de higiene e funcionários que dêem conta da efetiva limpeza, como de costume.

Na reunião, que contou com a presença do Coordenador Geral do SINDIPREV/SE, Isac Silveira, dos diretores Júlio Cesar Lopes e Joaquim Antônio Ferreira, e com a participação do diretor da ANASPS/SE, Roberto Melo, foi apresentado ofício, elaborado pelo nosso sindicato, com as principais reivindicações dos trabalhadores e dando à gestão um prazo para a resolução dos problemas. As entidades presentes, SINDIPREV/SE e ANASPS, deixaram claro não aceitar prazo superior ao dia 13/09 (próxima sexta-feira), para uma posição do INSS acerca da resolução dos problemas apontados pelas entidades representativas e que todo o problema estabelecido será discutido em assembleias setoriais, nos locais de trabalho, onde o SINDIPREV/SE estará encaminhando PARALISAÇÕES até o restabelecimento da prestação de serviço pela empresa terceirizada.

O INSS, representado pelo gerente utivo, Leonardo Bittencourt e pelo chefe da Logística, José Fausto Carvalho, apresentou uma série de exposições de motivos que levaram ao atual estado de caos estabelecido na instituição pela falta de empresa prestadora de serviço de limpeza, bem como, pela reposição regular dos devidos materiais. Segundo os representantes do INSS, a empresa não estaria honrando com os salários dos seus funcionários terceirizados (o que comprova e reforça a nossa luta contra a terceirização e todo o processo de precarização do trabalho e fragilização de direitos trabalhistas) nem repondo os materiais de limpeza, mas que a administração já estava com uma nova empresa pronta para entrar em atividade em substituição à empresa anterior. Segundo o chefe da logística, José Fausto, o INSS aplicou todas as penalidades previstas em contrato, sem que houvesse o devido resultado por parte da contratada.

Dentro do exposto e, mesmo entendendo as dificuldades no campo da administração pública e da letargia burocrática, os representantes do SINDIPREV/SE e ANASPS entenderam que é inaceitável que tal problema perdure por mais tempo e mantiveram a data de 13 de agosto para a resolução dos problemas, com o devido encaminhamento de paralisações no INSS pela falta de condições de trabalho dos seus servidores.

Assim, a direção do SINDIPREV/SE está atenta e atuando diretamente neste problema e fará o necessário para fazer valer o direito dos seus filiados a terem um ambiente de trabalho com condições técnicas, éticas e higiênicas para todos(as) os(as) servidores(as). Todos devem ficar atentos, nos próximos dias, e observarem como o problema está sendo resolvido e, caso não haja o cumprimento do prazo estabelecido pelo SINDIPREV/SE, submeteremos aos trabalhadores os destinos da nossa categoria!

SINDIPREV/SE, na luta e na resistência, SEMPRE!

Por Joaquim Antonio F de Souza (Secretário de Imprensa do SINDIPREV/SE) e Júlio Lopes de Jesus (Secretário de Formação Sindical do SINDIPREV/SE)

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